Esportes

Com Neymar, Rodrygo e Gabigol, Marcos Leonardo se torna uma das 5 maiores vendas da história do Santos

Atacante de 20 anos renderá quase R$ 100 milhões aos cofres alvinegros

Agência O Globo - EXTRA 03/01/2024
Com Neymar, Rodrygo e Gabigol, Marcos Leonardo se torna uma das 5 maiores vendas da história do Santos
Foto: Reprodução

Acertado com o Benfica (Portugal), Marcos Leonardo renderá 18 milhões de euros (R$ 96,33 milhões na cotação atual) para os cofres do Santos. Este valor o coloca entre as cinco maiores vendas da história de um dos clubes com mais tradição em revelar talentos no futebol brasileiro.

Considerando os valores da época de cada negociação, sem corrigir a inflação, a lista continua sendo liderada por Neymar, a maior venda da história do nosso futebol. Em 2013, ele saiu da Vila Belmiro e foi para o Barcelona, por 88 milhões de euros.

À frente de Marcos Leonardo, ainda ficam outros três atacantes: Rodrygo, comprado pelo Real Madrid, em 2018, por 45 milhões de euros; Gabigol, vendido à Inter de Milão, em 2016, por 28 milhões; e Robinho, por quem o Real pagou 24 milhões de euros, em 2005.

Em 2023, o Santos também vendeu Ângelo e Deivid Washington, para o Chelsea, por cerca de 15 milhões de euros cada um. Eles ainda têm metas a cumprir, que podem render bônus para o clube paulista, mas o valor base de Marcos Leonardo já supera ambos.

Maiores vendas da história do Santos:

Neymar - Barcelona (88 milhões de euros);

Rodrygo - Real Madrid (45 milhões de euros);

Gabigol - Inter de Milão (28 milhões de euros);

Robinho - Real Madrid (24 milhões de euros);

Marcos Leonardo - Benfica (19 milhões de euros)

Rebaixado para a segunda divisão pela primeira vez em sua história, o Santos já fez mais de dez contratações para seu elenco, para buscar o retorno à Série A. Porém, optou por vender seu artilheiro da temporada passada. Marcos Leonardo fez 21 gols em 49 jogos ao longo de 2023.