Esportes

Scaloni é eleito melhor técnico de seleções do mundo pela IFFHS; Sylvinho fica em 8º

O argentino faturou o prêmio pelo segundo ano consecutivo, e foi seguido por Deschamps e Martínez. Após classificar Albânia para a Euro, Sylvinho ganhou lugar na lista

Agência O Globo - EXTRA 30/12/2023
Scaloni é eleito melhor técnico de seleções do mundo pela IFFHS; Sylvinho fica em 8º
Lionel Scaloni, técnico da Argentina - Foto: Reprodução

Campeão da Copa do Mundo com a Argentina em 2022, Lionel Scaloni foi eleito o melhor treinador de seleções do planeta também neste ano, pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). É a segunda vez consecutiva que o argentino de 45 anos fatura o prêmio, vencendo a concorrência de Didier Deschamps (França). Na lista de dez nomes divulgada neste sábado, o brasileiro Sylvinho ficou na 8ª colocação, após fazer a Albânia se classificar para a Eurocopa de 2024.

Scaloni assumiu a seleção argentina após a Copa de 2018, e comandou um ciclo de vitórias desde então. Quebrando um jejum de décadas, a equipe venceu também a Copa América (2021) e a Finalíssima (2022), antes de se consagrar com o tricampeonato mundial. Neste ano, a seleção lidera as Eliminatórias para a Copa de 2026, com cinco vitórias em seis jogos (15 pontos de 18 possíveis).

Entretanto, após vencer o Brasil, no Maracanã, no último compromisso, o treinador revelou uma insatisfação com a federação de futebol do país (AFA) e deixou seu futuro em aberto. Ainda assim, marcou 185 pontos pela IFFHS, e venceu o prêmio pelo segundo ano seguido.

Depois dele, veio Deschamps, campeão do mundo com a França em 2018, e vice da última Copa. Eleito melhor treinador de seleções do mundo em 2018 e 2020, ele ficou no segundo lugar também pelo segundo ano seguido. Além disso, ocupa o top--5 do ranking desde 2016.

O pódio é completado por Roberto Martínez, que assumiu a seleção de Portugal em 2023, após anos de trabalho na Bélgica. A lista dos cinco primeiros é completada por Luis De La Fuente (Espanha) e Marcelo Bielsa (Uruguai).

Único brasileiro presente na lista da IFFHS, Sylvinho marcou 16 pontos, pela campanha histórica que fez com a Albânia nas Eliminatórias para a Euro. Anunciado como treinador da seleção em janeiro, conseguiu a classificação com uma rodada de antecedência. O treinador de 49 anos será o segundo brasileiro da história a treinar uma equipe na Euro — o primeiro foi Felipão, com Portugal, em 2004.

Melhores técnicos de seleções do mundo em 2023 pela IFFHS:

Lionel Scaloni (Argentina) - 185 pontos

Didier Deschamps (França) - 112

Roberto Martínez (Portugal) - 61

Luis De La Fuente (Espanha) - 56

Marcelo Bielsa (Uruguai) - 43

Hajime Moriyasu (Japão) - 20

Gareth Southgate (Inglaterra) - 19

Sylvinho (Albânia) - 16

Walid Regragui (Marrocos) - 15

Steve Clarke (Escócia) - 7