Esportes

COB manterá homenagem a Pelé em troféu para os melhores atletas olímpicos

Festa de gala para os melhores do ano será nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro

Agência O Globo - GLOBO 13/12/2023
COB manterá homenagem a Pelé em troféu para os melhores atletas olímpicos
Pelé - Foto: Jorge Bispo/CBF/Direitos Reservados

O Prêmio Brasil Olímpico 2023 acontece nesta sexta-feira, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e vai entregar o troféu de melhor atleta do ano, um para cada gênero. A partir desta edição, o prêmio passa a se chamar Troféu Rei Pelé. A iniciativa é uma homenagem a Pelé, considerado o maior atleta dos tempos, que faleceu nos últimos dias do ano passado.

Após a divulgação desta homenagem, surgiram comentários no tuite do próprio Comitê Olímpico do Brasil sobre a escolha. De uma forma geral, a principal questão é sobre a homenagem a um atleta do futebol, que não disputou Jogos Olímpicos. Há ainda sugestões para que sejam feitas homenagens a atletas olímpicos.

Na mesma festa, o COB concederá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, em homenagem ao primeiro brasileiro bicampeão olímpico, ouro no salto triplo nos Jogos de Helsinque-1952 e Melbourne-1956, para Chiaki Ishii, primeiro medalhista olímpico do judô brasileiro.

Questionado, o COB disse que não mudará o nome do prêmio, que neste ano, está sendo disputado por Filipe Toledo (surfe), Hugo Calderano (tênis de mesa) e Marcus D'Almeida (tiro com arco). E no feminino por Rebeca Andrade (ginástica artística), Bia Haddad (tênis) e a dupla Duda e Ana Patrícia (vôlei de praia).

No ano passado, Rebeca Andrade e Alison dos Santos (atletismo) foram os vencedores.

O COB explicou em seu material de divulgação que "apesar de nunca ter disputado os Jogos Olímpicos, Pelé era muito ligado ao esporte olímpico, do qual sempre foi um entusiasta. Em 2016, o Rei do Futebol foi homenageado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) com a comenda da Ordem Olímpica, a mais alta honraria entregue pela entidade. Ele também carregou a tocha antes dos Jogos de Atenas 2004 e Rio 2016".