Esportes

Fifa e Conmebol reforçam à CBF que interferência da Justiça pode gerar punições e tirar clubes de competições

Segundo artido 14 da entidade máxima do futebol, equipes ficariam de fora de torneios internacionais como o Mundial, que tem a presença do Fluminense

Agência O Globo - GLOBO 07/12/2023
Fifa e Conmebol reforçam à CBF que interferência da Justiça pode gerar punições e tirar clubes de competições
Fifa - Foto: Reprodução

Em ofício enviado à CBF nesta quinta-feira, Fifa e Conmebol reforçaram o alerta de que decisões da justiça comum que interfiram na autonomia da entidade podem gerar sanções ao futebol brasileiro.

Entre elas, a suspensão de clubes e das seleções em competições internacionais. Pelo estatuto da Fifa, a deposição do presidente Ednaldo Rodrigues se enquadraria nestes termos.

Como resultado extremo, haveria consequências para as equipes brasileiras nos torneios em disputa, como Mundial de Clubes, Libertadores, Sul-Americana e Copa América.

Caso a Fifa aplique as sanções, o Fluminense poderia até ser excluído do Mundial na Arábia Saudita.

No ofício enviado ao secretário-geral Alcini Rocha, a Conmebol diz que a CBF é obrigada a "gerir seus assuntos com independência e garantir que não haja interferência de terceiros em seus assuntos internos".

A Conmebol cita que a norma abrange questões relacionadas ao futebol, incluindo sua governança, o que engloba a eleição de seus representantes, os períodos de gestão, os períodos máximos de reeleição, e a tomada de decisões.

No ofício da Fifa, a entidade cita que tomou conhecimento de que o acordo que levou à eleição de Ednaldo Rodrigues pode ser quebrado e que, por isso, há risco de punições.

"Qualquer quebra dessa obrigação pode levar a potenciais sanções previstas no estatuto da Fifa", alerta o email recebido pela CBF.