Esportes
Ministra reconhece que teste danificou recife, mas confirma Taiti para surfe da Olimpíada: 'Não existe plano B'
Amélie Oudéa-Castéra descartou a possibilidade de mudar o local das competições
A ministra francesa dos Esportes e dos Jogos Olímpicos, Amélie Oudéa-Castéra, explicou nesta quinta-feira (7) que o teste que causou danos num recife da sede do surfe no Taiti "não havia sido bem preparado", mas descartou a possibilidade de mudar o local das competições.
A organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, marcados para julho e agosto, designou o Taiti, no Oceano Pacífico, como sede das competições de surfe entre 27 e 30 de julho.
O governo franco-polinésio decidiu suspender as obras na sede após os testes, durante os quais uma barcaça que iria instalar uma torre para os juízes rompeu o coral, segundo vídeos gravados pelas associações de defesa do ambiente.
A decisão de interromper estas obras foi comemorada na quarta-feira pela Federação Internacional de Surfe (ISA).
Questionada pela imprensa, a ministra informou que "houve um teste que claramente não foi bem preparado e não pôde ser realizado corretamente, e que infelizmente rompeu partes do coral. É obviamente algo a lamentar”.
"O próximo teste precisa ser cuidadosamente preparado", acrescentou.
Perguntada sobre uma possível mudança de local para a competição, a ministra respondeu: "não, não existe plano B. Estamos neste caminho, que é o correto, de ter uma nova torre de juízes com novas dimensões".
Em meados de novembro, os organizadores e o governo franco-polinésio revisaram o projeto inicial de uma torre de alumínio com uma proposta nova e mais leve para "limitar ao máximo os danos ambientais".
Mais lidas
-
1MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
2ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
3ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
4DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
5CONCURSO
RJ terá concurso para Secretaria de Planejamento e Gestão com 60 vagas de nível superior