Esportes
Mundial de Clubes da Arábia Saudita terá trio feminino que apitou final da Copa; Brasil fica de fora
Torneio será disputado de 12 a 22 de dezembro no país do Oriente Médio
A Fifa divulgou nesta sexta a lista dos 23 oficiais de arbitragem que atuarão no Mundial de Clubes de 2023, entre 12 e 22 de dezembro, na Arábia Saudita. O Brasil, mais uma vez, não está representado. Os representantes da Conmebol serão quase todos venezuelanos: o árbitro Jesus Valenzuela, os bandeirinhas Jorge Urrego e Tulio Moreno e o operador de VAR Juan Soto. Este último terá a companhia do chileno Juan Lara, que fecha o grupo de sul-americanos.
Esta é a terceira edição seguida que a arbitragem brasileira não se faz presente no torneio. A última vez foi com a dupla Edina Alves e Neuza Back, na disputa de 2020. Elas atuaram na disputa do 5º lugar entre Ulsan Hyundai, do Japão, e Al-Duhail, do Catar.
A próxima edição mais uma vez contará com árbitras. Fato que já deveria ter sido normalizado, mas que será uma atração à parte dado o histórico de repressão às mulheres na Arábia Saudita. As representantes femininas são todas americanas: Tori Penso e as assistentes Brooke Mayo e Kathryn Nesbitt. O trio atuou na decisão do Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia deste ano, entre Espanha e Inglaterra.
O torneio já conta com seis participantes definidos: Manchester City (Europa), Urawa Red Diamonds (Ásia), León (Concacaf), Al-Ahly (África), Auckland City (Oceania) e Al-Ittihad (Arábia Saudita, país sede). Resta apenas a definição do representante da América do Sul, que será conhecido no próximo sábado, com a final da Libertadores entre Boca Juniors e Fluminense.
Árbitros no Mundial de Clubes 2023
Mohammed Al Hoish (Arábia Saudita)
Jean-Jacques Ndala (República Democrática do Congo)
Tori Penso (EUA)
Jesus Valenzuela (Venezuela)
Szymon Marciniak (Polônia)
Campbell-Kirk Kawana-Waugh (Nova Zelândia)*
*Árbitro reserva
Assistentes no Mundial de Clubes 2023
Khalaf Al Shammari (Arábia Saudita)
Yasir Al Sultan (Arábia Saudita)
Elvis Noupue (Camarões)
Arsenio Marigule (Moçambique)
Brooke Mayo (EUA)
Kathryn Nesbitt (EUA)
Jorge Urrego (Venezuela)
Tulio Moreno (Venezuela)
Tomasz Listkiewicz (Polônia)
Adam Kupsik (Polônia)
Árbitros de vídeo no Mundial de Clubes 2023
Khamis Al Marri (Catar)
Zourak Adil (Marrocos)
Tatiana Guzman (Nicarágua)
Juan Soto (Venezuela)
Juan Lara (Chile)
Tomasz Kwiatkowski (Polônia)
Alejandro Hernandez (Espanha)
Ivan Bebek (Croácia)
Mais lidas
-
1MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
2ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
3ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
4DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
5CONCURSO
RJ terá concurso para Secretaria de Planejamento e Gestão com 60 vagas de nível superior