Esportes
COI sinaliza intenção de criar em breve Jogos Olímpicos de E-Sports
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, afirmou neste sábado (14) que há planos para a criação de Jogos Olímpicos de E-Sports (esportes eletrônicos) em breve. O mandatário deu a declaração durante mais um encontro da cúpula da entidade em Mumbai (Índia).
"Eu pedi para nossa Comissão de E-Sports para estudar a criação de Jogos Olímpicos destas modalidades", afirmou Bach.
Notícias relacionadas:
The IOC is exploring plans for the creation of Olympic Esports Games. The ground-breaking announcement was made by IOC President Thomas Bach during today’s Opening Ceremony of the 141st IOC Session taking place in Mumbai, India, in the presence of the Indian Prime Minister,… pic.twitter.com/BmtbaB93eb — IOC MEDIA (@iocmedia) October 14, 2023
- Em Omã, Calderano vira e vence 3º torneio WTT Contender na temporada.
- "Brasil não jogou mal" avalia Diniz, após 1 a 1 com Venezuela em casa.
- Ex-chefe da F1 evita prisão imediata após assumir fraude financeira.
Segundo o dirigente, estudos mostram que mais de três bilhões de pessoas são adeptos dos games ao redor do mundo, incluindo cerca de 500 milhões de pessoas que têm interesse em competições do tipo, seja em games que simulam esportes 'convencionais' ou de outros tipos.
Bach também reiterou o fato de a maioria dos jogadores de E-Sports ter menos de 34 anos de idade, um rol de faixas etárias que é de especial interesse para o COI.
A criação de uma Olimpíada gamer vem na esteira das iniciativas do COI em implementar competições na atmosfera eletrônica. A entidade criou em 2021 a chamada Série E-Sports Olímpica, uma espécie de circuito de competições de esportes eletrônicas e recentemente lançou a Semana de E-Sports, realizada em Singapura, em junho.
Este evento teve mesas de debate e exibições em diversos games, mas também coroou campeões do circuito em dez games, quase todos eles simuladores de modalidades 'reais', embora nem todas olímpicas. Alguns exemplos: Tic Tac Bow (tiro com arco), Virtual Taekwondo (taekwondo) e Tennis Clash (tênis). Games de sucesso fora da atmosfera de simulação de esportes, como 'Just Dance' e 'Fortnite', também fizeram parte da semana.
Segundo Thomas Bach, esses eventos são como os primeiros passos para a instituição de uma Olimpíada de esportes eletrônicos.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"