Esportes

Um mês até a final da Libertadores: como Fluminense vai encarar os jogos do Brasileirão no período?

Tricolor tem clássico contra o Botafogo neste domingo. Apesar de ter 1,8% de chances de título, equipe usará os seis jogos até a decisão para se manter próxima ao G-4

Agência O Globo - EXTRA 06/10/2023
Um mês até a final da Libertadores: como Fluminense vai encarar os jogos do Brasileirão no período?
Fluminense - Foto: Twitter Fluminense

Após vencer o Internacional, em Porto Alegre, e se classificar à final da Libertadores, o Fluminense voltará suas atenções para o Brasileirão neste domingo. A partir das 16h, faz clássico com o Botafogo, no Maracanã, válido pela 26ª rodada. Por mais que o grande foco nas Laranjeiras seja a decisão do dia 4 de novembro, ainda haverá ao menos seis jogos a serem disputados no campeonato nacional. Neste fim de semana, Fernando Diniz sinaliza que usará o melhor que puder.

Fluminense x Boca Juniors: veja histórico do confronto que decidirá a Libertadores

Ingressos, horário, local: o que se sabe até agora sobre a final da Libertadores de 2023

Canal do Futebol Carioca do EXTRA: Acompanhe mais notícias dos times cariocas no nosso novo canal do WhatsApp

Sexto colocado do Brasileiro, com 41 pontos, é importante para o tricolor tentar se manter próximo ao G-4, para garantir uma vaga na próxima Libertadores, independentemente do resultado da decisão contra o Boca Juniors. Lembrando que o campeão ganha um lugar na próxima edição. Até lá, o time também enfrentará Corinthians, Red Bull Bragantino, Goiás, Atlético-MG e Bahia.

De acordo com os dados do Bola de Cristal do Brasileirão, o time de Fernando Diniz tem atualmente 54,8% de chance de conseguir se classificar via campeonato. Portanto, além de laboratório para a grande final, estes jogos podem significar a manutenção de um bom lugar na tabela.

Jogos do Fluminense no Brasileirão, até a decisão da Libertadores:

Fluminense x Botafogo - 08/10 - 16h

Fluminense x Corinthians - 18/10 - 21h30

Red Bull Bragantino x Fluminense - 22/10 - 18h30

Fluminense x Goiás - 26/10 - 20h

Atlético-MG x Fluminense - 29/10 - horário a definir

Bahia x Fluminense - 01/11 - horário a definir

Já as chances de título são ínfimas: apenas 1,8%, também segundo o Bola de Cristal. Curiosamente, o rival alvinegro, adversário desta rodada, é o líder da competição. Porém, já não vence há quatro rodadas.

Além de não querer ser o responsável por devolver o fôlego ao adversário, o Fluminense defende sua invencibilidade em casa — que já dura 26 jogos e oito meses —, contra o último time que o conseguiu derrubar em seus domínios. Em 29 de janeiro, o Botafogo venceu por 1 a 0, no Maracanã, pelo Estadual.

Passado este jogo, a estratégia durante o período até a final da Libertadores deve ser a de não forçar os jogadores mais experientes do elenco. Lembrando que ainda se iniciará a data Fifa, que levará Diniz para a seleção brasileira. No mês de setembro, este foi um momento reservado para trabalhos físicos, comandados por Marcão e a comissão permanente.

Time retoma os treinos

Na tarde de hoje, o elenco voltou aos treinamentos, após não ter realizado atividades ontem. Na parte da manhã, aconteceu a viagem de retorno de Porto Alegre. Como a partida seguinte ao clássico contra o Botafogo só acontecerá dez dias depois — contra o Corinthians —, Diniz não precisará poupar toda a equipe titular.

Apenas casos mais pontuais, como Felipe Melo e Marcelo, levantam a necessidade de descanso. Neste caso, Marlon e Diogo Barbosa são cotados para iniciar a partida. O lateral esquerdo se acostumou a alternar a titularidade com o camisa 12, principalmente quando este estava machucado. Já Felipe saiu nos intervalos das duas partidas contra o Inter, e não deverá ser forçado.

Também há chances que Ganso fique de fora. O meia ainda se readapta à melhor forma, após voltar de uma lesão no joelho direito. Já Fábio e André retornam, após cumprir suspensão por terceiro cartão amarelo na última rodada, quando o Flu perdeu por 3 a 0 para o Cuiabá, poupando os titulares.

A escalação para o jogo de domingo será definida no treino de amanhã, que começa às 9h30, no CT Carlos Castilho. Enquanto ainda falta cerca de um mês para decidir a Libertadores, o Flu entregará o melhor no Brasileirão.

Entre no canal do Futebol Carioca no WhatsApp do EXTRA e tenha acesso a notícias, bastidores e novidades dos clubes