Esportes

Brasil faz boa classificatória e mantém chances de vaga olímpica por equipe na ginástica masculina

Brasil está provisoriamente na 5ª posição; nove seleções se classificam e resultado será definido neste domingo

Agência O Globo - GLOBO 30/09/2023
Brasil faz boa classificatória e mantém chances de vaga olímpica por equipe na ginástica masculina
Arthur Zanetti foi ouro nas argolas em Londres (2012) e prata no Rio (2016) - Foto: Ricardo Bufolin/Confederação Brasileira de Ginástica

A seleção masculina de ginástica terminou na 5ª posição na primeira qualificatória por equipes do Mundial, que acontece na Bélgica. Com a colocação, os brasileiros mantêm viva a chance de conseguirem uma vaga olímpica, que será definida neste domingo, após a segunda classificatória.

O Mundial da Antuérpia garante nove vagas para os jogos de Paris. Porém, se China, Japão e Grã-Bretanha terminarem na zona de classificação, esse número aumenta. As três equipes já estão classificadas por ter terem vencido o mundial do ano passado em Liverpool. Ou seja, o Brasil tem chances até se ficar na 12ª posição.

Na bateria deste sábado, Japão ficou em primeiro e Grã-Bretanha em segunda. Além destas seleções, ficaram à frente do Brasil Turquia e Ucrânia. Atrás, Bélgica, Israel e Cazaquistão.

Ainda faltam outras 20 seleções a competir. A China disputa neste domingo.

Para este mundial o Brasil tem dois desfalques. Caio Souza ficou de fora porque rompeu o tendão de Aquiles e Arthur Zanetti está com virose. Ainda assim, a pontuação brasileira foi quase a mesma do mundial de Liverpool, ficando 0.099 pontos abaixo.