Esportes

Quais são os pontos a favor de Flamengo e de Corinthians na briga para ter Tite como novo técnico?

Timão demitiu Luxemburgo nesta quarta, em meio a disputa da semifinal da Sul-Americana; rubro-negro, por sua vez, quer concretizar negócio com treinador para oficializar saída de Jorge Sampaoli

Agência O Globo - EXTRA 27/09/2023
Quais são os pontos a favor de Flamengo e de Corinthians na briga para ter Tite como novo técnico?
Tite - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Horas depois de o Flamengo conseguir avançar nas tratativas para concretizar a contratação de Tite como o novo treinador do time principal — a diretoria do rubro-negro aguarda o acerto com um novo comandante para oficializar a saída do atual, Jorge Sampaoli —, o Corinthians surpreendeu o mundo do futebol brasileiro com o anúncio da demissão de Vanderlei Luxemburgo. Agora, como informou em primeira mão o portal Meu Timão, a equipe paulista trabalha para "furar" o time carioca e fechar a volta do técnico campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes.

Contrato: Flamengo vê 'leilão' de Bruno Henrique e mantém confiança em renovação

Focados: cientes de provável troca de Sampaoli por Tite, jogadores do Flamengo treinam em clima mais leve

Por isso, o EXTRA separou três pontos a favor do Corinthians e outros três pontos a favor do Flamengo para conseguir fechar a volta do técnico da seleção brasileira nas últimas duas Copas do Mundo.

Pontos a favor do Corinthians

Relação antiga

Ao longo de sua carreira, Tite teve três passagens pelo Corinthians, sendo duas vitoriosas e com a conquista de títulos importantes na história do Timão. Na primeira delas, em 2004, o treinador chegou no clube credenciado pelo sucesso que teve no futebol gaúcho. Assim, Tite levou um time que beirava a zona de rebaixamento ao quinto lugar no Campeonato Brasileiro. Em 2005, saiu após discordâncias com o grupo de investimentos que havia chegado para patrocinar a equipe paulista.

Cinco anos depois, em 2010, Tite voltou ao Corinthians para comandar um time que estava a oito rodadas do fim do Brasileirão e em crise após uma sequência de jogos sem vencer sob o comando de Adilson Batista. Com cinco vitórias e três empates, conseguiu apaziguar os ânimos e levou o time à pré-Libertadores, que ficou marcada pelo fracasso em Tolima.

Ainda assim, foi mantido no cargo e, numa sequência incrível de títulos, enfileirou o Brasileirão de 2011, a Libertadores de 2012 e, no fim do ano, a cereja do bolo: o Mundial de Clubes, vencendo o Chelsea por 1 a 0 na decisão. Em 2013, sem ter o mesmo sucesso, não teve seu contrato renovado ao fim da temporada.

Após um ano sabático em 2014, Tite retornou ao Corinthians em dezembro para iniciar o planejamento para a temporada de 2015, que terminou com a conquista do título do Campeonato Brasileiro com três rodadas de antecedência. Já em 2016, Tite deixou o Timão para assumir o comando da seleção brasileira, onde ficou até o fim de 2022.

Boa aceitação interna

Não somente pelos títulos conquistados, mas também pelo perfil de ser um treinador de boa relação com jogadores e cartolas, Tite é, talvez, a única opção que é praticamente uma unanimidade no Corinthians. Com bastidores políticos historicamente agitados, o Timão vê em Tite uma opção capaz de agradar a diretoria, a oposição, a torcida e até mesmo os jogadores.

Momento mais favorável

Por mais que o momento do time na temporada tenha culminado na demissão de Vanderlei Luxemburgo, é inegável que o ambiente no Corinthians é, de certa forma, mais tranquilo que no Flamengo. Ainda mais levando em consideração que o treinador poderia, em apenas dois jogos, levar o Timão ao inédito título da Sul-Americana. No rubro-negro, por outro lado, o técnico poderia ser o responsável por uma arrancada no Brasileirão, o que, a essa altura do campeonato, parece bem improvável.

Pontos a favor do Flamengo

Qualidade do elenco

Ainda que esteja em crise após quatro vice-campeonatos na temporada, é indiscutível a qualidade técnica do time do Flamengo. Não à toa, o elenco é tratado por muitos como o melhor do Brasil. Dessa maneira, acredita-se que esta equipe, nas mãos de Tite, que já se mostrou um treinador capaz de extrair o melhor dos seus comandados, poderia voar não só em 2024, como, quem sabe, ainda em 2023.

Orçamento bilionário

Único clube brasileiro com orçamento na casa do bilhão em 2023, o Flamengo poderia dar para Tite, tanto em questão de estrutura como também em material humano, o que nem o Corinthians e nem qualquer outro time do futebol nacional e até sul-americano é capaz. O treinador, vale lembrar, recusou diversos contatos de outras equipes do país nesta temporada.

Novo desafio

Da mesma forma que o Corinthians ser um clube conhecido do treinador pode ser um ponto a favor do Timão, o fato do Flamengo representar um grande desafio na carreira de Tite também pode pesar para o rubro-negro. Afinal, o clube está em ebulição e vem de uma temporada onde o planejamento para o futebol foi um completo fiasco. Assim, o treinador estaria num contexto onde, em caso de sucesso, as conquistas seriam muito centralizadas em cima de sua própria figura, num cenário similar ao de Jorge Jesus.

Desse jeito, com sucesso nos dois times de maior torcida do país, Tite poderia se colocar, de uma vez por todas, no patamar dos grandes treinadores do futebol brasileiro.