Esportes

Artilharia, recorde de jogos e atuações com a 10: os feitos que Neymar ainda busca na seleção brasileira

Jogador assumiu o posto de goleador do Brasil em jogos oficiais

Agência O Globo - EXTRA 11/09/2023
Artilharia, recorde de jogos e atuações com a 10: os feitos que Neymar ainda busca na seleção brasileira
Neymar - Foto: Instagram - @alhilal

Com os dois gols que marcou contra Bolívia, Neymar ultrapassou Pelé e se tornou o maior artilheiro da seleção brasileira em jogos oficiais, parâmetro que é adotado pela Fifa. E, ao que tudo indica, o jogador deve seguir quebrando recordes. Ainda durante esse ciclo de Copa do Mundo, há alguns feitos que Neymar pode alcançar.

Um deles é o número de jogos com a camisa 10 do Brasil. Pelé é o recordista, com 105 jogos. Já Neymar fez 93 partidas com o número pela seleção. É possível que o jogador ultrapasse o Rei ainda durante as eliminatórias.

Ainda em relação ao número de jogos, Neymar está próximo de se tornar o segundo jogador que mais atuou pela seleção brasileira. Com 125 jogos, ele está atrás dos ex-laterais Daniel Alves, com 126, Roberto Carlos, com 132 e Cafu, com 150.

Outro recorde possível, embora mais difícil, é o da artilharia geral da seleção brasileira, que é o critério adotado pela CBF para honrar os feitos de Pelé. Nessa conta, o Rei marcou 95 gols com a amarelinha entre jogos oficiais e extraoficiais. Já Neymar, por sua vez, balançou as redes 79 vezes contando o jogo contra a Bolívia.