Esportes
Eliminatórias da Euro: Espanha goleia por 7 a 1, e Portugal vence e segue 100%
Os portugueses são líderes de seu grupo com boa vantagem. Os espanhóis contaram com um jogador de 16 anos batendo recorde na seleção em sua estreia
Nos jogos de hoje da 5ª rodada das eliminatórias para a Eurocopa de 2024, as duas principais seleções que entraram em campo venceram seus compromissos. Primeiramente, a Espanha visitou a Geórgia e aplicou uma sonora goleada por 7 a 1, com direito a hat-trick do atacante Álvaro Morata. Mais tarde, também jogando fora de casa, Portugal bateu a Eslováquia por 1 a 0, com gol de Bruno Fernandes.
Além delas, a Croácia goleou a Letônia por 5 a 0. Apesar dos placares elásticos que as equipes conseguiram, a quinta-feira foi marcada pelo gol de Lamine Yamal, atacante de 16 anos do Barcelona, que estreou pela Espanha, e bateu dois recordes relacionados à sua idade: o mais jovem a vestir da camisa da Fúria, e também a marcar um gol por ela.
Yamal poderia defender Marrocos ou Guiné Equatorial, países de origem de seus pais, mas optou pela nação europeia. E apesar de terem vencido pelo placar mínimo, os portugueses estão em situação mais confortável dentro de seu grupo.
Goleada em Tbilisi
Os espanhóis se recuperaram da derrota sofrida para a Escócia na última vez em que estiveram em campo pela eliminatórias, e atropelaram a Geórgia. Grande parte do placar foi construída no primeiro tempo, quando a equipe foi para os vestiários com 4 a 0 no marcador. Morata inaugurou os trabalhos, e o zagueiro Kvirkvelia marcou contra. Na reta final, Dani Olmo e Morata fizeram mais dois.
Na etapa complementar, a Geórgia marcou logo cedo com Chakvetadze. Porém, a Espanha não sentiu e fez três gols em nove minutos. Morata marcou pela terceira vez na partida, Nico Williams deixou sua marca, e o jovem Yamal, de 16 anos, fechou a conta. O atacante do Barcelona se tornou nesta partida o atleta mais jovem a vestir da camisa da Fúria, e também a marcar um gol com ela.
No outro jogo do grupo, a Escócia venceu o Chipre por 3 a 0 fora de casa. A equipe segue com 100% de aproveitamento e 15 pontos nas cinco rodadas disputadas, líder absoluta do grupo A. Já a Espanha só atuou em três destas rodadas, acumulando seis pontos — duas vitórias e uma derrota —, ficando agora na segunda colocação. Seu próximo compromisso será em casa contra o Chipre, na próxima terça-feira, às 15h45.
Vitória magra
A seleção portuguesa manteve o 100% de aproveitamento após cinco rodadas e ampliou sua liderança no grupo J das eliminatórias, com 15 pontos. Porém, a partida em Bratislava, capital da Eslováquia, foi apertada. O gol da vitória foi marcado aos 43 do primeiro tempo, quando B. Fernandes invadiu a área pelo lado direito e deu um chute cruzado rasteiro no canto do goleiro.
A vitória foi importante, contra a equipe que é a segunda colocada da chave. Cristiano Ronaldo esteve em campo e recebeu o terceiro cartão amarelo, que o tira da próxima rodada, contra Luxemburgo, às 15h45 da próxima segunda. Nas outras partidas da rodada, a Bósnia venceu Liechtenstein por 2 a 1, e Luxemburgo fez 3 a 1 na Islândia.
Croácia também goleia
Pelo grupo D, a Croácia recebeu a Letônia e fez 5 a 0, com gols de Bruno Petkovic (2), Luka Ivanusec, Andrej Kramaric e Mario Pasalic. A equipe está em segundo, com sete pontos nas três partidas que fez ao longo das cinco rodadas — duas vitórias e um empate. A líder é a Turquia, que já fez cinco jogos, tem 10 pontos, e empatou em casa por 1 a 1 com a Armênia.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido