Esportes

Eliminatórias da Euro: Espanha goleia por 7 a 1, e Portugal vence e segue 100%

Os portugueses são líderes de seu grupo com boa vantagem. Os espanhóis contaram com um jogador de 16 anos batendo recorde na seleção em sua estreia

Agência O Globo - EXTRA 08/09/2023
Eliminatórias da Euro: Espanha goleia por 7 a 1, e Portugal vence e segue 100%

Nos jogos de hoje da 5ª rodada das eliminatórias para a Eurocopa de 2024, as duas principais seleções que entraram em campo venceram seus compromissos. Primeiramente, a Espanha visitou a Geórgia e aplicou uma sonora goleada por 7 a 1, com direito a hat-trick do atacante Álvaro Morata. Mais tarde, também jogando fora de casa, Portugal bateu a Eslováquia por 1 a 0, com gol de Bruno Fernandes.

Além delas, a Croácia goleou a Letônia por 5 a 0. Apesar dos placares elásticos que as equipes conseguiram, a quinta-feira foi marcada pelo gol de Lamine Yamal, atacante de 16 anos do Barcelona, que estreou pela Espanha, e bateu dois recordes relacionados à sua idade: o mais jovem a vestir da camisa da Fúria, e também a marcar um gol por ela.

Yamal poderia defender Marrocos ou Guiné Equatorial, países de origem de seus pais, mas optou pela nação europeia. E apesar de terem vencido pelo placar mínimo, os portugueses estão em situação mais confortável dentro de seu grupo.

Goleada em Tbilisi

Os espanhóis se recuperaram da derrota sofrida para a Escócia na última vez em que estiveram em campo pela eliminatórias, e atropelaram a Geórgia. Grande parte do placar foi construída no primeiro tempo, quando a equipe foi para os vestiários com 4 a 0 no marcador. Morata inaugurou os trabalhos, e o zagueiro Kvirkvelia marcou contra. Na reta final, Dani Olmo e Morata fizeram mais dois.

Na etapa complementar, a Geórgia marcou logo cedo com Chakvetadze. Porém, a Espanha não sentiu e fez três gols em nove minutos. Morata marcou pela terceira vez na partida, Nico Williams deixou sua marca, e o jovem Yamal, de 16 anos, fechou a conta. O atacante do Barcelona se tornou nesta partida o atleta mais jovem a vestir da camisa da Fúria, e também a marcar um gol com ela.

No outro jogo do grupo, a Escócia venceu o Chipre por 3 a 0 fora de casa. A equipe segue com 100% de aproveitamento e 15 pontos nas cinco rodadas disputadas, líder absoluta do grupo A. Já a Espanha só atuou em três destas rodadas, acumulando seis pontos — duas vitórias e uma derrota —, ficando agora na segunda colocação. Seu próximo compromisso será em casa contra o Chipre, na próxima terça-feira, às 15h45.

Vitória magra

A seleção portuguesa manteve o 100% de aproveitamento após cinco rodadas e ampliou sua liderança no grupo J das eliminatórias, com 15 pontos. Porém, a partida em Bratislava, capital da Eslováquia, foi apertada. O gol da vitória foi marcado aos 43 do primeiro tempo, quando B. Fernandes invadiu a área pelo lado direito e deu um chute cruzado rasteiro no canto do goleiro.

A vitória foi importante, contra a equipe que é a segunda colocada da chave. Cristiano Ronaldo esteve em campo e recebeu o terceiro cartão amarelo, que o tira da próxima rodada, contra Luxemburgo, às 15h45 da próxima segunda. Nas outras partidas da rodada, a Bósnia venceu Liechtenstein por 2 a 1, e Luxemburgo fez 3 a 1 na Islândia.

Croácia também goleia

Pelo grupo D, a Croácia recebeu a Letônia e fez 5 a 0, com gols de Bruno Petkovic (2), Luka Ivanusec, Andrej Kramaric e Mario Pasalic. A equipe está em segundo, com sete pontos nas três partidas que fez ao longo das cinco rodadas — duas vitórias e um empate. A líder é a Turquia, que já fez cinco jogos, tem 10 pontos, e empatou em casa por 1 a 1 com a Armênia.