Esportes
A NFL está de volta: tudo o que você precisa saber sobre a nova temporada do futebol americano
Pela 1ª vez sem Tom Brady em 23 anos, NFL começa na noite de hoje, com o jogo entre Chiefs e Lions. A temporada terminará com o Super Bowl 58, em fevereiro de 2024, em Las Vegas
Setembro chegou! Para muitos, é apenas mais um mês do ano. Para os fãs de futebol americano, sinônimo de volta da NFL. A bola oval voará pela primeira vez nesta temporada, a partir das 21h15 de hoje, quando Kansas City Chiefs e Detroit Lions se enfrentarem no Thursday Night Football — jogo semanal da noite de quinta-feira —, no Arrowhead Stadium, casa dos atuais campeões Chiefs.
Vitorioso: Após choque que o deixou em situação crítica, Damar Hamlin volta a ser inscrito para temporada da NFL
Panorama Esportivo: Pesquisa revela os times da NFL com mais torcida no Brasil
O time do quarterback — a principal posição do esporte — Patrick Mahomes e do treinador Andy Reid recebe a equipe de Jared Goff e companhia.
Após 23 temporadas, a NFL inicia uma nova era, sem o maior nome de sua história: o quarterback Tom Brady. Sete vezes campeão da liga — mais do que qualquer outra equipe na era Super Bowl —, o jogador atuou até os 45 anos, por New England Patriots e Tampa Bay Buccaneers, e se tornou o jogador mais vitorioso do esporte.
Esta é apenas a primeira partida de um calendário que se estende até o início de fevereiro, quando será realizada a 58ª edição do Super Bowl, a grande final da liga americana. Até lá, muitas emoções estão guardadas para as 32 franquias participantes. O GLOBO explica como funcionará a temporada 2023/24 do futebol americano.
Como é o formato desta temporada da NFL?
As 32 franquias se enfrentam ao longo de 18 rodadas. Como cada equipe tem direito a uma semana de folga, fazem 17 partidas. Elas estão divididas em duas conferências (Nacional e Americana), com quatro divisões (Norte, Sul, Leste e Oeste), cada uma contendo quatro equipes. Ao final do calendário, avançam aos playoffs sete de cada lado: o vencedor de cada divisão, mais os três melhores que não foram líderes.
Na primeira rodada eliminatória — o wild card (repescagem) — o número 1 de cada conferência recebe folga, enquanto os demais se enfrentam, ranqueados do melhor para pior (2º x 7º, 3º x 6º, e 4º x 5º), com mando de campo para o melhor classificado. Depois, vêm semifinais e finais de conferências, e os dois campeões de cada lado disputam o Super Bowl.
Onde será o Super Bowl 58?
A grande final da temporada acontecerá no dia 11 de fevereiro de 2024. O local escolhido pela NFL para a realização do Super Bowl LVIII (58) foi o Allegiant Stadium, em Las Vegas. Inaugurado em 2020, a casa dos Raiders é um dos estádios mais modernos da liga.
Quem é o atual campeão da NFL?
Anfitrião da partida de abertura desta noite, o Kansas City Chiefs venceu o terceiro Super Bowl em sua história na temporada passada, o segundo nos últimos quatro anos. Na decisão, a equipe campeã da AFC (Conferência Americana) bateu o Philadelphia Eagles, que havia vencido a Nacional (NFC), pelo placar de 38 a 35.
Relembre: Mahomes lidera virada, Kansas City Chiefs vencem Philadelphia Eagles e conquistam o Super Bowl LVII
O jogo disputado no State Farm Stadium, no Arizona, foi decidido nos minutos finais, com um chute vencedor de 27 jardas do kicker Harrison Butker. Mesmo machucado, Mahomes comandou a virada no último quarto e ganhou o prêmio de MVP da decisão, pela segunda vez na carreira.
Favoritos ao título
Chiefs e Eagles surgem novamente entre os principais candidatos ao título deste ano. Apesar do elenco dos Eagles ter sido alterado durante a inter-temporada, a equipe conseguiu reposições e manteve os principais nomes, como o quarterback Jalen Hurts.
Junto a eles, está o San Francisco 49ers, time com uma das defesas mais fortes da liga e o comando do treinador Kyle Shanahan. Fechando a primeira prateleira deste início de temporada, há o Cincinnati Bengals, do quarterback Joe Burrow. O jovem talentoso levou seu time ao Super Bowl há dois anos e evolui a cada temporada.
Muitos outros times têm potencial de surgir como favoritos, mas Chiefs, Eagles, 49ers e Bengals começam esta temporada em uma prateleira acima, por tudo que já demonstraram.
Onde a NFL é transmitida?
As semanas da NFL acontecem em dias e horários pré-definidos. As partidas acontecem majoritariamente nas tardes de domingo, às 14h e 17h (de Brasília). Às 21h15, acontece o Sunday Night Football, jogo solitário considerado o horário mais nobre. Também há um jogo no mesmo horário nas quintas (Thursday Night Footbal) e nas segundas (Monday Night Football).
Leia mais: NFL continua a crescer no Brasil
A temporada da NFL é transmitida para o Brasil pelos canais ESPN, e também no serviço de streaming Star+. Nesta segunda opção, é possível acompanhar o NFL Redzone, programa que acompanha os melhores momentos de todas as partidas da tarde do domingo em tempo real.
Os melhores jogos da primeira semana
Além de Chiefs e Lions hoje à noite, a primeira rodada tem às 17h25 do domingo a partida entre Los Angeles Chargers e Miami Dolphins. O confronto entre a equipe do quarterback Justin Herbert e o time do técnico Mike McDaniel promete fortes emoções. Na mesma hora, os Eagles visitam o New England Patriots, sempre forte em seus domínios.
Os outros horários nobres são preenchidos por confrontos de divisão. No domingo, New York Giants e Dallas Cowboys se enfrentam num confronto clássico dentro de umas divisões mais equilibradas da liga, a NFC Leste. Na segunda, pela AFC Leste, Buffalo Bills e New York Jets fazem um jogo que ganhou muito peso após os reforços que a equipe de Nova York conseguiu, como o quarterback Aaron Rodgers.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido