Esportes

Jogadoras do Brasil ganham mais de 500 mil seguidores nas redes após estreia na Copa

Agência O Globo - EXTRA 25/07/2023
Jogadoras do Brasil ganham mais de 500 mil seguidores nas redes após estreia na Copa
Seleção Brasileira venceu o Panamá em estreia na Copa do Mundo Feminina 2023 - Foto: Brenton EDWARDS / AFP

A vitória do Brasil por 4 a 0 sobre o Panamá, na estreia da Copa do Mundo de 2023, empolgou os torcedores brasileiros que acompanham a trajetoria rumo à estrela inédita. Principal vitrine do futebol no mundo, o Mundial também funciona para trazer mais visibilidade para os atletas, e foi o que aconteceu na última segunda-feira. Em 24 horas, as jogadras da seleção ganharam, coletivamente, 563,9 mil seguidores no perfil do Instagram.

Quem viu suas redes aumentar de maneira mais significativa foi Ary Borges, que saltou de 92,8 mil seguidores para 272 mil, em um aumento de cerca de 193%, chegando a quase triplicar o número. Em segundo lugar, Marta foi quem alcançou um público maior, saindo de cerca de 2,6 milhões para 2,7 milhões, ganhando cerca de 100 mil novos fãs. Bia Zaneratto, autora do terceiro gol, agora tem outros 26 mil perfis acompanhando suas redes, mas o aumento ainda ficou atrás do de Tamires (45 mil), Antonia (33,3 mil) e Kerolin (32 mil).

Somando todos os perfis, a seleção brasileira viu os números saltarem de 7,52 milhões para 8,08 milhões de novos seguidores depois da goleada por 4 a 0, em um aumento de 7,44% no geral. O professor de marketing esportivo pela ESPM, Ivan Martinho, vê como positivo o maior interesse pelas atletas,

— Isso só demonstra a importância que é para o futebol feminino conquistar mais espaço e audiência em todos os canais de mídia. É desta forma que você aumenta o número de curiosos e, consequentemente, o engajamento e os seguidores das atletas nas redes sociais.

Nas redes sociais, Ary Borges brincou com o aumento dos seguidores, chegando a convocar marcas para fazerem "publis", como são chamadas as propagandas, com ela. Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e integrante do comitê organizador da Brasil Ladies Cup, competição disputada no país entre clubes brasileiros e estrangeiros, analisa o cenário.

— O número de patrocinadores vem crescendo, inclusive com negócios fechados exclusivamente para o feminino. As mídias vêm dando cada vez mais espaço nas suas respectivas grades e isso ajuda algumas jogadoras a ficarem conhecidas do público. É assim que os fãs passam a querer saber mais sobre o ídolo e interagir com ele.