Esportes
Conquista de Fittipaldi mudou a história da F1 no Brasil
Quando Emerson Fittipaldi conquistou seu primeiro título na Fórmula 1, há 50 anos, ele talvez não soubesse que estaria inaugurando uma nova era no esporte brasileiro. Desde então, a modalidade se popularizou no país e milhares de pessoas tentaram seguir os passos de Emmo — algumas delas, como Nelson Piquet e Ayrton Senna, tiveram sucesso. Aliás, os fãs da F1 podem clicar aqui para ver como fazer suas apostas na temporada 2022, que vem mostrando superioridade da Red Bull e de seus pilotos, Verstappen e Pérez.
Para chegar à modalidade mais prestigiosa dos esportes a motor, Emerson Fittipaldi precisou superar desafios imensos. Afinal, o esporte não era tão popular no Brasil e viver na Europa em busca do sonho de tornar-se um piloto de F1 era uma aventura bastante cara. Não bastasse isso, nos anos 70, o esporte era extremamente perigoso e vários competidores morriam em graves acidentes durante treinos e corridas.
Ao longo dos anos 70, o mundo da Fórmula 1 testemunhou a morte de dez pilotos, além de diversos acidentes quase fatais, como o que deixou graves sequelas no lendário Niki Lauda, que teve o corpo queimado após uma colisão, em 1976.
Não eram simples os obstáculos que um piloto tinha que enfrentar naquela época, mas Fittipaldi conseguiu superá-los e tornar-se bicampeão da Fórmula 1, vencendo as temporadas 1972 e 1974. O brasileiro, filho de um locutor esportivo de ascendência italiana e de uma imigrante russa, ainda criou a primeira equipe brasileira da F1: a Copersucar-Fittipaldi.
A iniciativa acabou se mostrando inviável, devido às dificuldades burocráticas de se empreender no Brasil, mas também por problemas de gestão e, ao fim, o projeto foi abandonado. Muitos especialistas acreditam que Fittipaldi ainda teria vencido outras temporadas se tivesse permanecido na McLaren, em vez de lançar sua própria escuderia.
De todo modo, a trajetória de Emmo nos esportes a motor foi muito bem-sucedida. E ela não se resume apenas à F1, afinal, ele ainda seria vitorioso nos Estados Unidos. Lá, o brasileiro venceu duas vezes as 500 Milhas de Indianápolis (1989 e 1993) e a temporada de 1989 da Fórmula Indy.
O próprio Nelson Piquet já afirmou que Fittipaldi é o piloto brasileiro mais importante da história. E não é para menos, afinal, se o caminho de qualquer piloto até um título de Fórmula 1 é uma verdadeira batalha, imagine para o pioneiro. O mérito de ter sido o desbravador ninguém tira de Emmo. Mas seu talento foi muito além disso – ele provou nas pistas que é um dos maiores competidores de esportes a motor de todos os tempos.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo