Economia
Sindicato notifica 78 estabelecimentos que abriram irregularmente no Dia dos Comerciários
Quem trabalhou na data ainda pode denunciar a situação
O Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro fechou 78 estabelecimentos que abriram irregularmente nesta segunda-feira (20), quando foi comemorado o Dia dos Comerciários. A entidade contou com várias equipes espalhadas pela cidade para notificar e interromper as atividades das empresas que convocaram funcionários para trabalhar, contrariando a convenção coletiva.
É possível receber vírus pelo WhatsApp?
Aniversário Guanabara começa nesta quarta-feira;
— Não teve moleza para espertinho que chamou seus funcionários para trabalhar. Nossas equipes percorrerram vários bairros, notificaram e fecharam muitas lojas. Também foi muito importante as denúncias que os trabalhadores enviaram anonimamente, que nos ajudaram a chegar rapidamente nessas empresas. Não abrimos mão de garantir nossa folga — avisa o presidente Márcio Ayer.
O setor de denúncias e a equipe de comunicação do sindicato mantiveram um plantão para repassar as ocorrências para as equipes na rua. Segundo os representantes da categoria, houve ameaças e tentativas de intimidação em algumas empresas, mas a ação foi seguida.
Quem trabalhou no Dia do Comerciário ainda pode denunciar a situação. Basta enviar uma foto da nota fiscal com a data ou do ponto eletrônico, caso tenha batido. A identidade não será revelada. E o funcionário que trabalhou no dia 20 receberá 50% do valor da multa estabelecida.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico