Economia
Começa reunião de Lula com ministros para discutir plano de contingência ao tarifaço dos EUA
Começou nesta segunda, 11, a reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros para discutir o plano de contingência em resposta à sobretaxa dos Estados Unidos a produtos brasileiros, que entrou em vigor na quarta-feira, 6.
Participam da agenda o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. O encontro ocorre no Palácio do Planalto.
Segundo relatos, o anúncio das medidas não deverá ser feito nesta segunda-feira, e poderá ficar para terça, 12, ou quarta-feira, 13. O plano deverá ser apresentado na forma de medida provisória (MP), que tem força de lei e vigência imediata a partir da sua publicação.
Haddad disse mais cedo que estão incluídos neste plano duas reformas estruturais, que envolvem medidas de crédito e o Fundo de garantia para exportações (FGE).
O ministro confirmou que o plano de contingência terá linhas de financiamento, além de contemplar a questão tributária e autorizar compras governamentais em determinados casos. Além disso, está prevista a preservação de empregos às empresas e aos setores mais afetados, mas com exceções.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado