Economia
Ministério do Planejamento ajusta parâmetros do PPA para 'garantir o realismo fiscal'
O Ministério do Planejamento e Orçamento finalizou o primeiro ciclo de gestão do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027, que inclui o monitoramento, a avaliação e a revisão do plano.
As informações macroeconômicas e fiscais foram atualizadas a partir das informações do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026 (LDO 2026) e em previsões macroeconômicas da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Segundo o Planejamento, essa atualização foi feita para "garantir o realismo fiscal do PPA".
Resultado do monitoramento referente ao ano de 2024 divulgado nesta sexta mostrou que 74% dos objetivos do PPA superaram 80% de cumprimento da meta prevista. Em relação às entregas, que representam bens e serviços específicos prestados à sociedade, mais de 62% delas também ultrapassaram a marca de 80% das metas estabelecidas.
"Esses números demonstram o sucesso da estratégia de planejamento implementada. As metas que tiveram resultados abaixo do pretendido ou não foram passíveis de apuração foram aperfeiçoadas durante o processo de revisão ordinária", disse a Pasta, em nota.
Os resultados serão apresentados à Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional em relatório a ser encaminhado até 15 de agosto.
O Poder Executivo pode atualizar o plano anualmente, para garantir que se mantenha aderente com as prioridades do país, diante das mudanças da realidade.
Ainda de acordo com o Ministério do Planejamento, a revisão de 2025 se destacou por "incorporar inovações significativas que ampliaram a transparência e a participação social".
Mais lidas
-
1A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
2POLÍTICA
Lista dos deputados federais eleitos no Rio de Janeiro (RJ)
-
3RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
4POLÍTICA
Memes não se tornam votos: Menina da Bota, Caneta Azul e Inês Brasil têm pouco mais de 20 mil e não se elegem
-
5SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs