Economia
Vendas do varejo caem 0,2% em maio ante abril, afirma IBGE
As vendas do comércio varejista caíram 0,2% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira, 8, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado coincidiu com o piso das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, cujo teto era uma alta de 1,2%, com mediana positiva de 0,2%.
Na comparação com maio de 2024, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 2,1% em maio de 2025. Nesse confronto, as projeções iam de uma alta de 1,0% a 3,2%, com mediana positiva de 2,5%.
As vendas do varejo restrito acumularam crescimento 2,2% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior. Em 12 meses, o varejo acumulou alta de 3,0%.
Quanto ao varejo ampliado - que inclui as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício -, as vendas subiram 0,3% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam uma alta entre 0,2% e 2,0%, com mediana positiva de 1,0%.
Na comparação com maio de 2024, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 1,1% em maio de 2025. Nesse confronto, as projeções variavam de uma redução de 0,7% a aumento de 3,1%, com mediana positiva de 2,2%.
As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 1,1% no ano. Em 12 meses, as vendas subiram 2,4%.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo