Economia
Fed sinaliza risco contínuo de taxas de juros zero por conta de ambiente incerto
Os mercados financeiros sugeriram que os investidores enxergam um risco de aproximadamente 9% de que a taxa básica de juros do Federal Reserve caia para o limite inferior de zero nos próximos sete anos, segundo análise conjunta publicada pelas distritais do Fed de Nova York e de São Francisco, que conta com a assinatura do presidente do Fed nova-iorquino, John Williams. Esse risco permanece em níveis semelhantes em horizontes mais longos.
"Esse risco do zero lower bound (ZLB) tende a cair com níveis esperados mais altos de taxas de juros e tende a aumentar com a incerteza das taxas de juros. Comparado com a última década, os dados atuais mostram que os níveis esperados de taxas de juros futuras são altos", menciona o documento, ao ressaltar que o risco do ZLB, no entanto, "permanece significativo no médio a longo prazo".
Segundo a análise, a última vez que o risco do ZLB em sete anos à frente atingiu um nível semelhante foi em 2018. Mas enquanto o nível esperado de taxas de juros no horizonte de sete anos é cerca de um ponto porcentual mais alto do que em 2018, "a incerteza consideravelmente elevada atual o compensa e resulta em uma probabilidade comparável de atingir o ZLB", explica.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo