Economia
Bitcoin opera em baixa, com cautela por tarifas e sem novos catalisadores
O bitcoin operou em baixa nesta terça, 1º, seguindo a incerteza sobre as tarifas americanas, que vem mantendo os investidores cautelosos em relação a ativos de risco, incluindo criptomoedas. Uma pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas mais altas dos EUA deve terminar em 9 de julho, e governos globais estão se esforçando para garantir acordos comerciais antes desse prazo. Além disso, a retração pode ser motivada, em parte, pela venda de ações por parte dos investidores para garantir os lucros do final do segundo trimestre.
Pouco depois das 16h00 (de Brasília), o bitcoin caia 1,19%, a US$ 105.861,83, e o ethereum recuava 2,89%, a US$ 2.414,51 de acordo com cotações da Binance.
"O governo americano parece estar recuando da ideia de '90 acordos comerciais em 90 dias'", disse Paul Donovan, da UBS Global Wealth Management, em nota. Os EUA têm um acordo pouco firme com o Reino Unido e uma redução da tensão com a China, mas pouco mais, afirma ele. O esboço de um acordo comercial entre a União Europeia e os EUA está tomando forma, e conteria uma tarifa básica de 10% para os EUA, alívio para setores específicos e um compromisso "antecipado" dos EUA com o alívio tarifário, disseram quatro diplomatas ao Politico.
A retração desta terça-feira pode se dever a flutuações naturais nos mercados - o S&P 500 e o Nasdaq encerraram o trimestre de ontem em máximas históricas. Embora o bitcoin geralmente seja negociado como ações, às vezes se beneficia de suas alegações de ser um ativo seguro, como o ouro, porque sua oferta é rigorosamente controlada. Esse não foi o caso hoje, com os futuros do ouro subindo mais de 1%.
O panorama geral é que ainda há muito otimismo em relação às criptomoedas. Na segunda-feira, a plataforma Robinhood Markets revelou diversos novos produtos focados em criptomoedas, incluindo contratos futuros perpétuos e fundos negociados em bolsa (ETFs) para a Europa. Suas ações subiram acentuadamente, sugerindo um otimismo subjacente dos investidores em relação ao futuro dos ativos digitais. As ações da Robinhood também podem ser adicionadas ao índice S&P 500. Outras empresas estão se concentrando na compra e venda de criptomoedas como a essência de seus negócios. A MicroStrategy, a maior detentora corporativa de Bitcoin, pode em breve ultrapassar a marca de 600.000 Tokens.
*Com informações Dow Jones Newswires.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento