Economia
BCE confirma meta de inflação simétrica de 2% no médio prazo após revisão de estratégia
O conselho do Banco Central Europeu confirmou a meta de inflação simétrica de 2% a médio prazo em revisão periódica de estratégia de política monetária. "A simetria exige uma resposta política apropriadamente enérgica ou persistente a desvios grandes e sustentados da inflação em relação à meta, em qualquer direção", diz o documento com detalhes da revisão divulgado na segunda-feira, 30, pelo BCE.
Mudanças estruturais, como a fragmentação geopolítica e econômica e o uso crescente da inteligência artificial, tornam o ambiente inflacionário mais incerto, constatou o BCE, ressaltando que todas as ferramentas permanecem no kit de reação da autoridade monetária e a escolha, concepção e implementação desses mecanismos permitirão uma resposta ágil a novos choques. "Mudanças estruturais em curso podem tornar as perturbações induzidas pela oferta mais frequentes do que no passado e podem gerar maior incerteza e volatilidade inflacionária", observou o documento.
Outra constatação na revisão foi que o potencial para que grandes desvios da inflação em relação à meta se tornem arraigados e desestabilizem as expectativas de inflação de longo prazo é um fator-chave que limita a justificativa para choques temporários "de passagem".
O Conselho do BCE reiterou que, em suas decisões, levará em consideração não apenas o caminho mais provável para a inflação e a economia, mas também os riscos e incertezas circundantes, inclusive por meio do uso apropriado de cenários e análises de sensibilidade.
Na próxima decisão do BCE em 23 e 24 de julho, a estratégia atualizada já será aplicada.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico