Economia
Novo programa do BID dá a governos da América Latina acesso direto a financiamento
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou, nesta quinta-feira, 26, um programa de cinco anos que permitirá que cidades, Estados e regiões elegíveis na América Latina e no Caribe acessem uma linha direta de financiamento de até US$ 1 bilhão em empréstimos para investimento em infraestrutura, desenvolvimento urbano e prestação de serviços para promover o crescimento sustentável.
A iniciativa, nomeada "BID para Cidades e Regiões", também busca fortalecer as capacidades de desenvolvimento e de solvência dos governos na região por meio de assistência técnica complementar, além de apoiar o financiamento do setor privado a entes subnacionais que tenham acesso limitado aos mercados de capitais.
Para o presidente do BID, Ilan Goldfajn, o programa proposto é uma importante ferramenta adicional à oferta de financiamento da instituição. "Ao proporcionar acesso direto a financiamento, e fortalecer sua capacidade institucional, estamos equipando governos subnacionais com as ferramentas que necessitam para liderar o desenvolvimento transformador em suas próprias comunidades", disse.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento