Economia
Lula deve discutir derrota sobre IOF com equipe nesta quinta, diz Jaques Wagner
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve se reunir na manhã desta quinta-feira, 26, com integrantes de sua equipe para decidir o que o governo fará sobre a derrubada do decreto do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
O senador disse que ainda não se sabe se o governo pretende judicializar a decisão do Congresso e minimizou o resultado. "Estive com o presidente um pouco antes da votação lá no Palácio do Planalto. Ele é um homem muito amadurecido, tranquilo. Derrotas e vitórias fazem parte da caminhada. Não tem estresse", disse o senador, após a votação.
Wagner declarou que a maioria dos brasileiros não sabe o que é IOF: "Queríamos fazer justiça tributária. 90% do povo brasileiro não sabe nem o que é IOF. Quem sabe é quem faz aplicações, os grandes investidores."
O petista criticou a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de pautar o projeto e falou ter sido informado na manhã desta quarta-feira, 25, que havia a intenção de pautá-lo também no Senado. "Foi anunciado que ia ser colocada na pauta às 23h30, meia-noite. Não me parece razoável."
IR
Wagner disse ainda que a derrota não deve atrapalhar a tramitação de outros projetos defendidos pelo governo, como o que aumenta a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil mensais. "Não acho que vai dificultar muito a matéria."
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados