Economia
BC da Suécia corta juro básico a 2% e sinaliza pequena chance de nova redução este ano
O Banco Central da Suécia cortou sua taxa básica de juros, após concluir reunião de política monetária nesta quarta-feira, 18, e indicou haver uma pequena chance de que volte a reduzi-la ainda este ano se a fraqueza da economia persistir e a inflação desacelerar mais.
O Riksbank, como é conhecido o BC sueco, reduziu seu juro básico em 25 pontos-base, a 2%, como previam analistas consultados pelo The Wall Street Journal, depois de deixar a taxa inalterada em suas duas reuniões anteriores.
A inflação sueca tem se mantido abaixo do esperado recentemente, e o Produto Interno Bruto (PIB) do país apresentou uma inesperada contração no primeiro trimestre.
"Novas informações mostram que o crescimento da economia sueca está fraco, ao mesmo tempo em que o desemprego permanece alto", disse o Riksbank, em comunicado. "A incerteza substancial também deve dificultar a recuperação no curto prazo."
Como a expectativa é de que a demanda fraca mantenha a inflação aquém do previsto mais adiante, o BC sueco disse que há uma pequena probabilidade de que corte seu juro básico de novo antes do fim de 2025.
*Com informações da Dow Jones Newswires
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado