Economia
Incertezas no sistema de comércio global prejudicam economia da Europa, diz Lagarde, do BCE
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta terça-feira, 17, que as incertezas vigentes no sistema de comércio global estão prejudicando a economia da Europa, profundamente integrada às cadeias econômicas mundiais. Trinta milhões de emprego estão em jogo nesse ambiente, de acordo com ela.
"Os mercados abertos e as regras multilaterais estão fragmentando-se, e até mesmo o papel dominante do dólar americano, a pedra angular do sistema, já não é garantido", explicou ela, em artigo publicado no Financial Times.
Para Lagarde, o cenário representa uma oportunidade para que os europeus fortaleçam o papel internacional do euro. A moeda comum é a segunda mais usada do mundo, com 20% das reservas globais de câmbio, atrás apenas do dólar (58%), segundo a banqueira central.
No entanto, as preocupações sobre o dólar não estão provocando uma busca por alternativas em outras divisas, acrescenta. "Em vez disso, elas se refletem em uma crescente demanda por ouro", ressalta.
Por isso, Lagarde entende que a União Europeia (UE) precisa agir ativamente para conquistar um espaço maior para o euro. "Para que o euro atinja todo o seu potencial, a Europa deve fortalecer três pilares fundamentais: credibilidade geopolítica, resiliência econômica e integridade jurídica e institucional", pontuou.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados