Economia
Segurança do fornecimento de petróleo segue como prioridade na agenda internacional, diz AIE
A Agência Internacional de Energia (AIE) avaliou que, com as incertezas geopolíticas e econômicas afetando produtores e consumidores de petróleo, a segurança do fornecimento de petróleo continua sendo uma prioridade na agenda da política energética internacional.
Em relatório divulgado nesta terça-feira, 17, a AIE pontuou que a decisão do grupo de produtores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), liderado pela Arábia Saudita, de começar a reduzir as restrições à produção de petróleo em maio de 2025 está redefinindo as trajetórias de oferta de petróleo para o período previsto de 2024 a 2030.
O aumento previsto na produção da Opep+ e o impacto de tarifas mais altas no comércio levaram os preços do petróleo a níveis mínimos em quatro anos em abril e início de maio. Como resultado, os executivos do setor petrolífero estavam recalibrando os planos de investimento.
"No entanto, os preços do petróleo se recuperaram após uma troca de ataques aéreos entre Israel e o Irã, iniciada em 13 de junho de 2025", atualizou a AIE.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola