Economia
Randolfe Rodrigues apoia aumentar taxação de bets e debate sobre CSLL: 'É razoável'
O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), defendeu nesta quarta-feira, 11, o aumento da taxação de bets como uma das alternativas para se ter uma alta menor do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
"É razoável aumentar a tributação sobre as bets, que tem, inclusive, trazido para os brasileiros uma gravíssima epidemia. Esse tipo de atividade tem que ser taxada em tributo seletivo, assim como o cigarro, as bebidas, porque são nocivos à saúde. Mais do que algum ajuste tributário, é um ajuste de justiça e proteção à saúde", afirmou Randolfe no Senado.
Segundo o senador, a medida provisória está na fase de ajustes finais. Uma das propostas aventadas pelo governo é aumentar de 12% para 18% a tributação das casas de apostas.
'Bancos têm tido lucros'
Randolfe também defendeu o aumento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) como forma de aliviar a alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
"Não é justo a média dos brasileiros ter uma tributação de 26% e nós termos uma tributação menor de CSLL para as grandes instituições financeiras", afirmou Randolfe no Senado.
Segundo ele, é necessário que as classes mais altas contribuam mais. "Nossos bancos têm tido recordes constantes de lucro. É razoável apresentar uma proposta que melhore a tributação. Temos um condomínio no Brasil. Propomos que o andar de cima pague um pouco mais para sustentar esse condomínio", declarou.
O aumento da CSLL é uma das medidas propostas pelo governo como alternativa à elevação do IOF. Também fazem parte do pacote pretendido o aumento da taxação de bets e um corte em benefícios fiscais.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico