Economia
'Chegamos a consenso com China sobre acordo de Genebra', diz secretário do Comércio dos EUA
O secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, disse nesta terça que uma estrutura com a China foi alcançada sobre o acordo de Genebra e que agora é preciso implementá-lo.
A informação também foi confirmada pelo diplomata chinês Li Chenggang. Os dois países haviam trocado acusações de violação da trégua de Genebra recentemente.
"Vamos retornar a Donald Trump para aprovação e a China também aprovará internamente as decisões", acrescentou Lutnick a repórteres em Londres.
Segundo ele, Trump já foi informado por telefone a respeito das discussões e a conversa entre o presidente americano e seu homólogo chinês, Xi jinping, na semana passada "forneceu uma base fundamental para as negociações de hoje".
O secretário ainda comentou que espera que o assunto de minerais e terras raras seja resolvido com China. "Objetivo é impulsionar o comércio com Pequim", acrescentou.
Na mesma coletiva, o representante Comercial dos EUA, Jamieson Greer, pontuou que o consenso sobre Genebra pode abrir portas para novas conversas. "Me sinto bem com o envolvimento dos chineses", disse ele.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo