Economia
Ciro Nogueira diz que articula reunião de partidos para construir oposição à alta do IOF

O senador e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, disse nesta terça-feira, 10, que está articulando uma reunião de partidos no Congresso Nacional para construir oposição ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) decretado pelo governo federal, atualmente em discussão com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). A declaração foi feita durante evento da holding financeira B.Side na capital paulista.
"Base política para aprovar isso, eles não têm. Se depender de mim - já comuniquei o presidente da Câmara e do Senado numa reunião acordada com o (Antônio, presidente do União Brasil) Rueda - que nós vamos reunir os partidos, mais de 100 deputados", disse Nogueira. "Tenho certeza que vamos ter o apoio do PL e alguns outros partidos de centro para fecharmos questão contra essa situação que o governo está apresentando ao País."
O presidente do PP, partido que possui o ministro André Fufuca no Ministério do Esporte, também criticou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. "Temos o ministro da economia mais desacreditado da história. Fica até difícil para eu fazer oposição, porque o próprio partido dele (PT) faz mais oposição do que eu", afirmou.
Sobre 2026, Nogueira disse que o que deve contribuir para a definição do candidato contra o petismo é a competitividade do mesmo. Segundo ele, ainda há vários nomes, como os governadores de São Paulo (Tarcísio de Freitas), Rio de Janeiro (Cláudio Castro), Minas Gerais (Romeu Zema), Paraná (Ratinho Júnior) e Goiás (Ronaldo Caiado).
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira