Economia
Com apoio da Nvidia, Reino Unido aposta em soberania em inteligência artificial
A Nvidia assumiu protagonismo na estratégia do Reino Unido para desenvolver infraestrutura soberana em inteligência artificial (IA). Em comunicado divulgado após a London Tech Week, a empresa norte-americana anunciou a criação de um fórum com grandes companhias britânicas e novos investimentos voltados à pesquisa e ao treinamento de profissionais.
O movimento ocorre em meio a esforços do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, para transformar o país em um polo autônomo de IA. "Queremos ser criadores de IA, não apenas usuários", afirmou durante a abertura do evento, ao lado do CEO da Nvidia, Jensen Huang.
Segundo comunicado da companhia, para Starmer, a tecnologia deve ser integrada a todos os setores do Estado, inclusive serviços públicos como o NHS, o sistema de saúde britânico.
A iniciativa da Nvidia reúne empresas como BAE Systems, BT, National Grid e Standard Chartered, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de infraestrutura local e apoiar startups do setor. Segundo a empresa, o avanço dessa capacidade poderá adicionar até 36,5 bilhões de libras por ano à economia do Reino Unido.
A fabricante de chips também anunciou a criação de um laboratório de IA no país e parcerias para treinar desenvolvedores locais. Um novo centro de pesquisa tecnológica será voltado a áreas como ciência dos materiais e modelagem do clima. "Infraestrutura gera pesquisa, que gera inovação, que gera empresas", disse Huang, em nota.
Do lado privado, a Nscale prometeu instalar 10 mil GPUs NVIDIA Blackwell até 2026, enquanto a Nebius anunciou 4 mil unidades em um novo centro no país.
Ainda de acordo com a nota, com mais de US$ 28 bilhões investidos em IA desde 2013, o Reino Unido lidera a Europa em número de startups financiadas no setor. Para Huang, o impacto será generalizado: "Por causa da IA, toda indústria no Reino Unido será uma indústria de tecnologia."
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo