Economia
Despesa primária é a situação 'dramática' que País tem hoje, diz ministro do TCU
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, reforçou nesta segunda-feira, 9, que a situação das despesas primárias no País é "dramática" e que é preciso inverter a dinâmica atual, com ajustes do lado das despesas em vez do lado das receitas. "Nós temos que começar a falar quais pontos da despesa primária que vão ser atacados e, mais uma vez, não está difícil de enxergar. Difícil é fazer principalmente a um ano e meio da eleição", afirmou, em evento promovido pela CBN, O Globo e Valor Econômico.
Dantas considera que o Congresso não falhou em recompor a base tributária, mas pondera que as alternativas de ajuste via arrecadação já se esgotaram. "Não é possível achar que vai dar para continuar só por esse lado da receita."
O ministro do TCU ainda alertou que a falta de um ajuste do lado das despesas a um ano e meio da eleição cria riscos para a economia doméstica. "Quando chegarmos no ano que vem, com a economia em patamar de estagnação, vai haver uma revolta da população contra quem não foi capaz de fazer no tempo certo."
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos