Economia
MP sobre IOF vai reduzir gasto tributário infraconstitucional em ao menos 10%, diz Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a medida provisória que reformulará o decreto que aumentou alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) vai prever a redução do gasto tributário de natureza infraconstitucional em pelo menos 10%.
Haddad se reuniu na noite do domingo, 8, em Brasília, com a cúpula do Congresso e líderes partidários para discutir alternativas à elevação do IOF. Além de chegarem a um acordo sobre alíquotas mais baixas, o ministro e os parlamentares definiram outras iniciativas compensatórias à perda de arrecadação. "A reunião Foi muito produtiva e com grande grau de maturidade", disse o ministro.
A MP tem entre os objetivos, segundo Haddad, "corrigir distorções no sistema de crédito", com a aproximação dos impostos pagos pelos bancos com o que é desembolsado pelas demais instituições financeiras.
Haddad disse também que o mercado de apostas esportivas será um dos focos da MP, que será publicada após o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da viagem à França. O desembarque da comitiva presidencial está marcado para a noite desta segunda-feira, 9.
O ministro afirmou que o governo está "tecnicamente disponível para encaminhar o novo desenho" das medidas. "Precisamos do pulso das lideranças para poder voltar à mesa", disse Haddad, que ainda revelou que uma nova reunião sobre gastos primários será realizada.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos