Economia
Alckmin diz que diálogo com o Congresso está bem encaminhado sobre medidas fiscais e IOF
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou que as discussões sobre medidas que podem substituir a alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), tema central das negociações fiscais do momento, estão."bem encaminhadas". Em entrevista coletiva durante visita à Mistercryl, em Brasília, disse que o governo busca o equilíbrio das contas públicas por meio de um diálogo aberto com o Congresso. "A solução virá pelo método ideal: melhorar receita com eficiência e reduzir despesa, melhorando a eficiência do gasto público."
Ele reforçou que essa estratégia inclui tanto o aumento da arrecadação quanto o corte inteligente de despesas, sem detalhar quais medidas específicas seriam adotadas.
O vice-presidente também destacou o papel do diálogo na condução das negociações: "Quero destacar a prova de maturidade, de amadurecimento, o diálogo é o bom caminho, ouvir, dialogar e resolver, quem ouve mais erra menos."
Alckmin disse, ainda, que as propostas fiscais serão apresentadas em reuniões previstas para este fim de semana e início da próxima semana. "Vamos aguardar; a discussão vai ocorrer neste fim de semana e no início da semana", comentou, reforçando a expectativa de avanços nas tratativas.
Ele também afirmou que "o objetivo do governo é cumprir o arcabouço fiscal, ou seja, déficit zero", destacando a importância dessa meta para conter a inflação e evitar o aumento do endividamento público. "Essa é a boa política do ponto de vista econômico, não gastar mais do que arrecada."
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos