Economia
BCE corta juros em mais 25 pontos-base com inflação abaixo da meta e temor tarifário
O Banco Central Europeu (BCE) cortou suas principais taxas de juros em 25 pontos-base, após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira, 5, à medida que a inflação da zona do euro desacelerou para nível inferior à meta oficial e em meio a persistentes temores sobre os efeitos da política tarifária do governo Trump na atividade econômica. Desta forma, a taxa de depósito foi reduzida de 2,25% a 2%, a de refinanciamento, de 2,40% a 2,15%, e a de empréstimos, de 2,65% a 2,40%.
A decisão, que veio em linha com a expectativa de analistas, dá continuidade ao ciclo de relaxamento monetário iniciado pelo BCE em junho do ano passado. O anúncio de hoje marca a oitava redução dos juros básicos da zona do euro desde então.
O novo corte nos custos dos empréstimos vem dias após dados preliminares mostrarem que a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) do bloco desacelerou para 1,9% em maio, ficando abaixo da meta de 2% do BCE.
O ajuste monetário do BCE também ocorre em um momento de incertezas sobre as negociações comerciais entre a União Europeia e os EUA, após o governo Trump suspender tarifas "recíprocas" de 20% sobre importações da região por 90 dias, no começo de abril.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola