Economia
PMI composto da China (final) cai para 49,6 em maio, de 51,1 em abril
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto (que engloba indústria e serviços) da China caiu de 51,1 em abril para 49,6 em maio, segundo pesquisa da S&P Global em parceria com a Caixin divulgada nesta quinta-feira, 5. Já o PMI específico de serviços subiu de 50,7 em abril para 51,1 em maio. Leituras acima dos 50 pontos indicam expansão da atividade.
Foi a primeira redução do PMI composto desde dezembro de 2022. De acordo com a pesquisa, os dados subjacentes indicam que o crescimento mais rápido da atividade de serviços em maio não conseguiu compensar a queda na produção industrial.
Wang Zhe, economista sênior da Caixin, disse que, em relação à demanda externa, os novos pedidos de exportação seguem fracos tanto no setor manufatureiro quanto no de serviços.
"A incerteza no ambiente de comércio externo aumentou, agravando os obstáculos econômicos domésticos", disse Wang. O impacto de medidas anteriores de estímulo ao consumo "precisa de uma avaliação mais aprofundada", de acordo com o economista.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola