Economia
Gripe aviária está controlada no país, diz ministro da Agricultura
Baixar
O Brasil chegou à metade do período conhecido como “vazio sanitário” para gripe aviária. Com um caso confirmado em granja, é preciso esperar 28 dias para o país ficar livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade.


É o que confirmou nesta quarta-feira (4) o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante coletiva de imprensa para atualizar a situação no país. De acordo com o ministro, o Brasil tem uma única confirmação em aves comerciais, que foi o caso de Montenegro, no Rio de Grande do Sul, confirmado em meados de maio.
Esse caso do Rio Grande do Sul fez que alguns países suspendessem a compra da ave brasileira. O ministro da Agricultura e Pecuária disse que, atualmente, 21 mercados no exterior estão com restrição total para exportação de aves vindas do Brasil. Fávaro informou que já está negociando o fim dessas restrições, respeitando o protocolo de cada país.
Com confirmação de mais um registro de gripe aviária em animal silvestre, após a morte de uma ave no Zoológico de Brasília, Fávaro disse que são casos comuns e que não há motivo para alarde, já que se trata de animal livre; e não de criação para comercialização e consumo.
Segundo dados atualizados, o Brasil já teve 169 casos confirmados em aves silvestres desde maio de 2023. Oito casos estão em investigação, mas nenhum ocorreu em granja comercial.
Economia Não há caso em ave comercial há 14 dos 28 dias da regra sanitária Brasília 04/06/2025 - 17:04 Raf Sayonara gripe aviária exportações quarta-feira, 4 Junho, 2025 - 17:04 2:47
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola