Economia
Pix Automático dará acesso a serviços a 60 milhões sem cartão de crédito, diz diretor do BC
O diretor de Regulação do Banco Central (BC), Gilneu Vivan, reforçou nesta quarta-feira, 4, que o Pix Automático contribuirá para o esforço de inclusão financeira, uma das bandeiras empunhadas pela autoridade monetária, ao propiciar a 60 milhões de pessoas que não têm cartão de crédito o acesso a assinaturas e outros serviços que antes exigiam a tarjeta plástica.
A fala de Gilneu se deu durante entrevista coletiva na qual ele e seu colega Renato Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do banco, concederam para dar mais detalhes sobre o Pix Automático, que passará a funcionar a partir do próximo dia 16.
O presidente da autarquia, Gabriel Galípolo, mais cedo, ao participar da abertura do evento "Conexão Pix", já havia feito menção a esta inclusão.
"O Pix automático simplifica isso, permite esse acesso. Além disso, você consegue ter controle a partir do aplicativo. Vai saber quais são os Pix automáticos que você autorizou e quais são os valores. Pode fazer o controle automático, cancelar, evitar uma operação que você não tem interesse no momento ou mesmo os serviços que você suspendeu", disse o diretor do BC.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento