Economia
Gripe aviária: RS conclui 4ª rodada de visitas em áreas no raio de 3 km de foco
O governo do Rio Grande do Sul informou, em nota, ter concluído a quarta rodada de visitas a 19 propriedades com criação de aves situadas no raio de 3 quilômetros do foco confirmado de gripe aviária em Montenegro. As vistorias têm caráter preventivo e fazem parte do protocolo do Plano Nacional de Contingência para Influenza Aviária, com o objetivo de monitorar a sanidade das aves de subsistência.
A próxima etapa da vigilância está prevista para quinta-feira (29), com novas visitas às propriedades no mesmo raio. Já o terceiro ciclo de inspeções nas propriedades localizadas no raio de 10 quilômetros deve ocorrer no sábado (31). A operação é conduzida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), com apoio de diferentes órgãos estaduais e municipais.
As ações de vigilância incluem ainda barreiras sanitárias instaladas nas áreas de foco e de vigilância, com o objetivo de desinfetar veículos e reforçar as orientações sobre biossegurança. Até o momento, 3.728 veículos foram abordados e desinfetados. Segundo balanço divulgado pela Seapi, 255 propriedades foram visitadas na zona de vigilância no segundo ciclo de vistorias.
O efetivo mobilizado para a operação inclui 43 servidores da Seapi, além de integrantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, da Prefeitura de Montenegro, da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela