Economia
Confiança da indústria se recupera em maio, mas segue em patamar negativo, diz CNI
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou nesta quinta-feira, 15, que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) mostrou alta de 0,9 ponto em maio de 2025, na comparação com o mês de abril. O indicador saiu de 48,0 pontos para 48,9 pontos, permanecendo abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Na prática, há uma sinalização da falta de confiança no setor industrial.
Essa métrica varia de 0 a 100, com os patamares acima de 50 pontos indicando confiança do empresário. Valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança. Em maio de 2024 o índice bateu 52,2 pontos. Agora, é o quinto mês consecutivo abaixo de 50 pontos.
O Índice de Condições Atuais do setor industrial e da economia brasileira avançou 1,3 ponto em maio, para 44,0 pontos. Sobre a economia, especificamente, o índice avançou 2,5 pontos entre abril e maio.
Outro parâmetro é chamado Índice de Expectativas, que avançou 0,6 ponto em maio, para 51,3 pontos na comparação com o mês anterior. Esse indicador também verifica perspectiva para a economia brasileira e para o setor industrial, isoladamente. Em relação à economia brasileira, o índice avançou 1,4 ponto no intervalo mensal.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento