Economia
Dirigente diz que independência do Fed é essencial para controlar desemprego e inflação

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Chicago, Austan Goolsbee, afirmou nesta segunda-feira, 21, que a independência da instituição é essencial para controlar o desemprego e a inflação dos Estados Unidos. Os comentários vêm em meio aos ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a independência do Fed, o que tem contribuído para um aumento da aversão ao risco nos mercados.
"Quando não há independência do Fed temos desemprego e inflação elevados, crescimento quebrado. Nossos mandatos e condições são estabilidade de preços e emprego pleno", afirmou Goolsbee, durante entrevista à CNBC.
Ele disse que não falaria especificamente sobre as declarações de Trump a respeito da instituição ou do presidente do Fed, Jerome Powell.
Nos últimos dias, o presidente norte-americano também tem mencionado descontentamento com o comandante da autoridade monetária por não cortar as taxas de juros e sinalizado o poder de demiti-lo.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B