Economia
Aneel vai avaliar necessidade de consulta com prazo reduzido sobre leilão de capacidade

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, disse que o regulador vai avaliar a necessidade de realização de uma consulta com prazo reduzido sobre leilão de reserva de capacidade, a partir de novas diretrizes do Ministério de Minas e Energia (MME).
Mais cedo, a Agência comunicou a suspensão da consulta pública nº 010/2025, que tratava da minuta do edital do Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência (LRCAP). A fase de recebimento de contribuições foi encerrada ontem, e agora os técnicos da agência fariam a avaliação das sugestões.
O certame, que estava marcado para 27 de junho, foi cancelado pelo MME e nova data será marcada. A portaria com as diretrizes para o leilão foi revogada e a pasta prepara um novo texto. Ou seja, a reabertura da consulta pública ou nova instrução por parte da Aneel dependerá do novo ato do MME.
"Se as alterações no novo ato do MME não forem tão expressivas, podemos avaliar, eventualmente, uma consulta pública mais curta", declarou Sandoval Feitosa. "O que eu posso dizer é que a Aneel não será um empecilho para nenhuma política pública, como não é até hoje, em quase 30 anos de criação", afirmou o diretor-geral.
Sandoval Feitosa disse ainda que a decisão do MME em cancelar o leilão foi "acertada" em função da judicialização de pontos da portaria com diretrizes para o certame. "Você tinha um risco muito grande de avançar e ter, eventualmente, o leilão prejudicado. Em 2021, nós fomos obrigados, por força de uma decisão judicial, homologar e adjudicar um outro participante, que, até então, tinha sido considerado desclassificado", lembrou ele.
Ainda sobre a contratação de reserva de capacidade, Feitosa apontou desafios, como a "dificuldade" de ter estoques de biodiesel "na grande quantidade" que estava prevista para as usinas que seriam vencedoras no leilão.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira