Economia
Suécia confirma compra de quatro aeronaves C-390 Millennium da Embraer
A Embraer afirmou nesta terça-feira, 1º de abril, que a Suécia se comprometeu oficialmente a adquirir quatro aeronaves multimissão C-390 Millennium produzidas pela companhia. O anúncio ocorreu durante a LAAD Defence & Security 2025. Com o acordo, o país passa a integrar o programa C-390, do qual já fazem parte Holanda e Áustria.
Estavam presentes no evento o secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia, Peter Sandwall, e o CEO da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior.
Sandwall disse durante o anúncio que a "capacidade do C-390 de realizar suas missões em ambientes desafiadores a qualquer hora, em qualquer lugar, será um ativo crítico para a estratégia de defesa da Suécia, garantindo operações eficazes nas próximas décadas".
Já o presidente da Embraer indicou que o compromisso da Suécia em adquirir os modelos marca um avanço significativo no aprimoramento das capacidades operacionais da Força Aérea Sueca.
C-390 Millennium
A C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte, além de voar mais rápido (470 nós) e mais longe, segundo a Embraer.
O modelo é usado para fazer transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, além de ser capaz de operar em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado