Economia
Caráter político-partidário de campanha contra Pochmann no IBGE é evidente, afirma Gleisi

A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hofmann (PR), afirmou nesta quarta-feira, 29, que há uma campanha de "evidente" caráter político e partidário contra o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann. Por meio do X (antigo Twitter), Gleisi descartou qualquer risco para a credibilidade dos dados produzidos pelo órgão.
"O caráter político e partidário da campanha contra Pochmann é evidente e só interessa a quem teme o fortalecimento do IBGE", afirmou a parlamentar, na sua conta na rede social.
Pochmann vem sendo alvo de críticas de servidores pela sua proposta de criar uma fundação de direito privado, chamada "IBGE+", para captar recursos particulares para o instituto.
Também é acusado de fazer uma gestão autoritária, ignorando recomendações de técnicos e empreendendo investidas contra o sindicato de funcionários do instituto.
Nesta quarta, o Ministério do Planejamento e o IBGE divulgaram nota conjunta informando que decidiram, em comum acordo, suspender temporariamente a iniciativa da fundação IBGE+. O instituto tem autonomia administrativa, mas está subordinado à Pasta.
"O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, enfrenta de fato resistência às mudanças que vem promovendo na instituição. Não apenas a criação do IBGE+, para reforçar as fontes orçamentárias do IBGE, mas também as orientações para o retorno ao trabalho presencial e a mudança da sede atual, que dispende aluguéis elevados. Daí a dizer que a credibilidade das estatísticas nacionais estaria em risco, como vem sendo plantado na mídia, vai uma enorme distância injusta e injustificável", afirmou Gleisi.
Mais lidas
-
1EUA
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".
-
2POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B