Economia
Na Suíça, investigação conclui que crise do CS refletiu má gestão e apoia compra pelo UBS
A crise que levou o Credit Suisse ao colapso foi motivada por anos de má gestão e a solução escolhida pelas autoridades da Suíça, envolvendo a aquisição do banco pelo UBS, foi apropriada, de acordo com um relatório do Comitê Parlamentar de Investigação divulgado nesta sexta-feira, 20.
O documento sobre a gestão das autoridades no contexto da crise do CS avalia que a solução acalmou os mercados e evitou uma crise financeira e econômica. Na visão do comitê, a crise expôs certas fraquezas da regulamentação existente sobre as instituições "grandes demais para falir".
O relatório atesta que as autoridades tiveram, portanto, de trabalhar arduamente para implementar uma solução em poucos dias, com base nos preparativos feitos nos meses anteriores. No contexto de mercados financeiros tensos e tendo em conta a extensão da perda de confiança no Credit Suisse, a opção da compra pelo UBS foi vista como a mais conveniente, bem como a menos arriscada e mais rentável para o governo e os contribuintes, a fim de enfrentar a crise de confiança, observou o comitê.
No entanto, a aquisição teve de ser acompanhada por medidas de apoio governamental, a fim de garantir a liquidez do Credit Suisse e criar as condições para uma aquisição bem sucedida. Para o comitê, a saída fortaleceu o sistema financeiro, garantiu a estabilidade do sistema financeiro internacional e, com isso, foram evitadas graves consequências para a economia suíça.
Ainda nesta sexta-feira, o Conselho Federal da Suíça informou que tomou conhecimento do relatório parlamentar, que inclui sugestões sobre como melhorar o kit de ferramentas de crise. O Conselho Federal examinará as medidas propostas e fará ajustes quando necessário.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia