Economia
Juros seguirão em queda na zona do euro, se economia e inflação permitirem, diz Escrivá, do BCE
Dirigente do Banco Central Europeu (BCE), José Luís Escrivá afirmou nesta sexta-feira, 13, que as taxas de juros europeias seguirão em queda nas próximas decisões monetárias, se a economia e a inflação continuarem como esperado. Segundo ele, é necessário garantir que o relaxamento monetário permaneça em linha com o retorno da inflação à 2% no médio prazo.
Em entrevista ao canal de televisão espanhol Antena 3, o dirigente reiterou que o banco central manterá estratégia de redução gradual dos juros para analisar dados a cada reunião.
"Não podemos tomar decisões pensando na situação econômica de cada país, mas sim compilando e analisando a situação da zona do euro como um todo", pontuou Escrivá, que também é presidente do BC da Espanha. O dirigente disse que a economia espanhola tem tido um bom desempenho, mas reconheceu que o crescimento econômico da zona do euro como um todo está mais fraco.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico