Economia
Ministra defende que Estado use poder de compras para incentivar indústria de tecnologia
A Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, defende que as contratações públicas devem ser utilizadas como parte da política de incentivos ao setor nacional de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). "Compras públicas em TICs, entre bens e serviços, são estimadas em R$ 16 bilhões em 2024. É um poder de compra gigantesco e tem que ser voltado ao nosso setor produtivo", disse.
Dweck disse que a gestão está preocupada em transformar o setor público para ser capaz de "enfrentar os desafios de um mundo em rápida transformação", o que justifica, segundo a ministra, a busca de parceria entre Estado e setor produtivo.
"Não existe competição entre setor privado e Estado. Pelo contrário, para que funcione, tem que ser uma grande parceria. Um precisa do outro e a gente precisa andar juntos", afirmou Dweck.
Ainda nas falas da ministra, usar o poder de compras do Estado de forma estratégica, além de fortalecer a indústria nacional, contribui para a arrecadação. "Pela cadeia produtiva que é garantida, gerando impostos, essa política mais do que se paga", disse.
As falas foram feitas durante cerimônia do "Nova Indústria Brasil - Missão 4: Indústria e Revolução Digital", realizada nesta quarta-feira, 11, no Palácio do Planalto.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento