Economia
Troca de Veículos no Brasil: 21% dos Motoristas Renovam a Cada Dois Anos
As vendas de veículos usados crescem 8,4% no país
Dois em cada cinco – 21% – brasileiros trocam de veículo a cada dois anos. O número sobe para 26% dos motoristas quando se leva em consideração as mudanças feitas no período de cinco anos. Os dados são de uma pesquisa da OLX sobre a intenção de compra automotiva em 2024.
INSS: Aposentados e pensionistas civis do TCU deverão realizar prova de vida a partir de outubro
Oportunidade: Termina nesta quinta-feira prazo para se inscrever em concurso público de São Gonçalo
De acordo com o levantamento, que ouviu 500 pessoas de todas as regiões do país, 38% dos condutores afirmaram que as trocas são motivadas pela necessidade de ter um carro melhor. Outros 33% justificaram que seus carros atuais estão velhos. Já a vontade de experimentar novas tecnologias e a busca por um modelo mais econômico apareceram entre 31% e 26% das respostas, respectivamente.
Com relação aos carros que possuem atualmente, 42% dos motoristas adquiriram novos. Os veículos seminovos foram comprados por 32%. A aquisição de usados foi feita por 26% dos condutores.
Vendas de veículos usados
O Brasil registrou a venda de 10,2 milhões de veículos seminovos e usados neste ano, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). O número representa uma alta de 8,4% na comparação com o mesmo período de 2023, que teve mais de 9,4 milhões de vendas.
Apenas em agosto, foram comercializados 1.427.548 veículos, uma redução de 2,7% em relação a julho (1.467.096 vendas).
Veículos usados no Rio
No Rio de Janeiro, mais de 527 mil veículos seminovos e usados foram vendidos até agosto, um aumento de 8,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, que registrou mais de 485 mil vendas.
Mais de 166 mil automóveis, com ao menos 13 anos de uso, foram vendidos para os condutores fluminenses. Na sequência, aparecem os veículos com idade entre quatro e oito anos (145 mil), de nove a 12 anos (121 mil) e de até três anos (93 mil).
“Teremos eleições em outubro, o que pode provocar algum impacto nas vendas, mas continuamos acreditando na manutenção desse movimento positivo até o final do ano, com a expectativa de fecharmos 2024 com algo em torno de 15,5 milhões de unidades comercializadas”, afirma o presidente da Fenauto, Enilson Sales.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento