Economia
Programas de fidelidade da Delta e outras aéreas são investigados nos EUA por taxas extras e preços ocultos
Empresas terão que prestar informações detalhadas ao departamento, que busca entender se há prejuízos ao consumidor
Os programas de recompensas das quatro maiores companhias aéreas dos EUA — Delta Airlines , American Airlines, United Airlines e Southwest Airlines — estão sendo investigados pelo Departamento de Transporte dos EUA, anunciou a agência na quinta-feira.
Acordo histórico: EUA, Reino Unido e União Europeia assinam acordo global de inteligência artificial nesta quinta
Na Europa: Elon Musk acata legislação e suspende coleta de dados de usuários para sua ferramenta de IA
O departamento solicitou que as companhias aéreas enviem relatórios sobre seus programas em até 90 dias. O objetivo é que o governo obtenha uma melhor compreensão de como os consumidores "são impactados pela desvalorização de recompensas conquistadas, preços ocultos ou dinâmicos, taxas extras e redução de concorrência e escolha", disse o órgão, em comunicado.
Trata-se da primeira grande análise do governo americano sobre programas que se expandiram e produzem bilhões de dólares para as companhias aéreas anualmente, em alguns casos adicionando mais receita do que as próprias operações de voo.
Vai viajar para a Europa? Novas regras de bagagem de mão entram em vigor; entenda
Embora as consequências potenciais não sejam claras, os reguladores federais podem exigir mudanças que podem interromper os lucros das transportadoras e emissoras de cartão de crédito, além de remover uma opção de viagem valorizada por muitos consumidores.
Como parte da investigação, as transportadoras terão que fornecer informações detalhadas sobre seus programas de recompensas — que abrangem cartão de crédito, incentivo ao consumidor, fidelidade e programas de passageiro frequente — incluindo quaisquer mudanças feitas nos últimos seis anos, reclamações recebidas de clientes e o impacto das fusões nos programas.
“Muitos americanos veem seus saldos de pontos de recompensa como parte de suas economias”, disse o Secretário de Transportes Pete Buttigieg, na declaração. “Mas, diferentemente de uma conta poupança tradicional, essas recompensas são controladas por uma empresa que pode alterar unilateralmente seu valor.”
O que dizem as empresas
A Airlines for America, que representa as principais companhias aéreas dos EUA, disse que milhões de pessoas aproveitam as vantagens que recebem de seus programas de fidelidade.
Turismofobia? Cidades como NY, Lisboa e Barcelona limitam aluguel de imóveis para turistas
“As transportadoras dos EUA são transparentes sobre esses programas, e os formuladores de políticas devem garantir que os consumidores possam continuar a receber esses benefícios importantes”, disse o grupo.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
4CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo
-
5LOTERIAS
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 64 milhões; confira os números do concurso deste sábado