Economia
Consumo de energia ajuda na alta da indústria, setor que mais cresceu no PIB
Segmento teve alta de 3,9% no primeiro trimestre, superando serviços, que avançaram 3,5%. Agropecuária registrou tombo de 2,9%. IBGE cita bandeira verde como estímulo ao consumo de energia
A indústria foi o setor que mais cresceu no PIB no primeiro trimestre, com avanço de 3,9%. Superou assim o setor de serviços, cuja expansão foi de 3,5%. A agropecuária, o outro setor que entra no cálculo do PIB pela ótica da produção, registrou queda de 2,9%.
E a indústria registrou alta mesmo com uma queda importante no segmento extrativo, formado principalmente por petróleo e mineração, e que registrou retração de 4,4%. Por outro lado, o segmento de eletricidade e gás, água e esgoto teve expansão de 4,2%.
- O maior consumo de eletricidade, principalmente nas residências, e a manutenção da bandeira tarifária verde ajudaram o setor - avalia Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, citando ainda o bom desempenho da construção civil, que avançou 3,5%, e da indústria de transformação, que teve alta de 1,8%.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo